top of page

MUSÉE DU LOUVRE

Musée du Louvre

 

O título de museu mais visitado do mundo não é por acaso. Com mais de 60.000 m2, o Louvre apresenta um magnífico acervo selecionado entre a idade média e meados do século XIX dividido em:

três alas:

 

- Richelieu,

- Denon

- e Sully,

 

 e oito departamentos:

 

- antiguidades egípcias,

- antiguidades do oriente,

- arte grega, romana e

   etrusca,

- arte islâmica,

- artes decorativas,

- pinturas,

- gravuras e desenhos,

- e esculturas.

Obras mundialmente consagradas como a Monalisa, a Vênus de Milo, a Vitória de Samotrácia, a Rendeira de Vermeer, os Escravos de Michelângelo, e milhares de outras, fascinam, ano após ano, milhões de turistas.

Musée du Louvre

Dicas essenciais de como visitar o Louvre:

A melhor opção é comprar seu ingresso pela internet. 

A compra pode ser realizada no site oficial do museu (www.ticketlouvre.fr/louvre/b2c/index.cfm/home), Escolha uma data e hora definida para o seu passeio. Você realiza a compra e, em seguida, imprime seu ticket - opção print@home . Com o ticket em mãos, indicamos a entrada pela Passagem Richelieu, mais vazia que as outras: você entra por um corredor que vai da Rue de Rivoli até a pirâmide. Nesse percurso verá a entrada para grupos com guias e para aqueles que possuam bilhetes adquiridos no site do museu, pela internet. Mas não se atrase porque a tolerância é de 30 minutos.

 

O museu tem quatro entradas. A maioria das pessoas conhece só a principal, que é a da pirâmide. Por conta disso, está quase sempre lotada e com uma fila enorme para a compra de ingressos nos guichês.

Outra entrada, também bastante concorrida, é pelo Carrousel du Louvre, uma galeria com muitas lojas interessantes, restaurantes e a famosa pirâmide invertida (lembra do filme de Dan Brown, O Código da Vinci? Essa mesmo).

Existe também a entrada Port des Lions, mas sempre é dúvida porque às vezes está fechada. Eu não arriscaria...

Terminais para aquisição do bilhete

Mas, se você não se planejou antes, uma boa dica é que existem terminais para comprar as entradas ali mesmo (cartão de crédito), no saguão onde ficam os balcões de atendimento, junto à subida para as alas.

A entrada vale para o dia inteiro. Isso quer dizer que você pode sair e voltar, mas guarde bem seu bilhete...

Também é preciso mostrá-lo na entrada de cada ala: Denon, Richelieu ou Sully.

Acesso a uma das 3 alas - Obrigatória a apresentação do ticket para ingresso

O museu recomenda aos visitantes não levar malas e bagagens. Só podem ser aceitas bagagens que não excedam 55 x 35 x 20 cm (21.5 x 13.5 x 7.5  polegadas) e devem ser colocadas nos armários (gratuitos), que funcionam com senha, onde você mesmo guarda seus pertences, após a verificação de segurança.

O  Musée du Louvre oferece uma série de serviços que facilitam nossa visita.

Uma equipe nos balcões de informações localizados abaixo da Pirâmide está disponível para recepcioná-lo,  ajudá-lo e orientá-lo sobre qualquer questão ou dúvida.

Nesses locais de informações, você encontrará:

- Mapa de localização (disponível em vários idiomas, inclusive português). Para visitantes com deficiências de mobilidade, uma versão deste mapa (em francês e inglês) mostra os acessos para cadeirantes e também para os elevadores.

 

 Carrinhos de bebê e cadeiras de rodas estão disponíveis gratuitamente para os visitantes que têm dificuldade para se locomover no museu.

- Todas as informações que você precisa para visitar o museu e entender o layout das coleções, que também encontra-se disponível para download em: www.louvre.fr/en/plan

Musée du Louvre

O museu oferece visitas guiadas (que devem ser previamente agendadas) com duração de 1h30min em várias opções de idioma.

Entrada gratuita todo primeiro domingo do mês, de outubro a março.

Assista ao vídeo: Paris, Le musée du Louvre (Full HD) - (04:33 min) - ToutParisEnVideo

Prepare sua Visita !

Ainda que você tenha bastante tempo, o planejamento é imprescindível!

Anote algumas dicas!

Selecione sua visita por prioridades, preparando seu itinerário com antecedência.

Imprima o plano do museu e faça suas próprias anotações

✔ Devido à amplitude de suas coleções e transferências de obras de arte, o museu não pode manter todas as salas abertas todos os dias. Também há salas fechadas para renovação e cuidados. Um cronograma semanal contendo a relação de encerramento de salas,  disponível em francês, inglês e japonês, também está disponível online em: www.louvre.fr/en/hours-admission/schedule-room-closures

Detalhe do folder disponível no museu

Muito prático é o folder que você adquire no balcão de informações do museu. Com ele em mãos, você visualiza todas as áreas fechadas. Lá estão indicadas as obras mais procuradas que se encontram nesses espaços.

✔O calendário com todos os acontecimentos culturais no museu dentro de um período de três meses, que também está disponível online: www.louvre.fr/en/agenda

 

✔ Trilhas temáticas para crianças e / ou adultos estão disponíveis mediante solicitação nos balcões de informações. Algumas estão disponíveis para impressão na seção Atividades e Tours: www.louvre.fr/en/parcours

 

✔Existem quatro locais onde você pode alugar um Guia de áudio:

- um está localizado abaixo da pirâmide em frente à área de recepção.

- os outros três estão no topo das escadas rolantes que conduzem às três entradas principais do museu (Denon, Sully e Richelieu).

Para mais informações: www.louvre.fr/en/audio-guide

✔ O museu oferece Wi-Fi grátis. Uma vez conectado, você começa uma hora de acesso, renovável e sem limitação de tempo.

✔ Tudo no museu é de extrema beleza e merece sua atenção.  Não deixe de observar:

- as vistas das janelas para os pátios internos e área externa; 

- os tetos lindamente ornamentados;

- os pisos que formam belos desenhos

Separamos em nossa galeria uma seleção desses itens que destacamos acima.

Nossa Galeria: musée du Louvre 

✔ Há também um Guia de áudio para iPhone e Android. Se você preferir usar o seu próprio smartphone e manter uma lembrança da sua viagem ao Louvre, pode baixar o aplicativo "Minha visita ao Louvre", de casa ou no museu.

Eu baixei e adorei! Ajudou bastante! Para mais informações: www.louvre.fr/en/new-app

✔ Fotografias sem utilização de Flash são permitidas. 

Obras - Destaques

Uma visita ao Museu do Louvre nos permite fazer uma viagem na história através dos tempos. Coleções de arte ocidentais desde a Idade Média até 1848 e coleções de civilizações antigas, que conservam vivas as memórias de povos e sociedades que já se extinguiram, são relíquias que os visitantes não podem perder.

O desafio é conseguir, da melhor maneira possível, descobrir (ou redescobrir) essa monumental enciclopédia de arte, em pouco tempo.

Fizemos uma síntese das obras mais procuradas, mais visitadas ou de maior interesse em geral. Não é uma lista conclusiva; ao contrário, é bastante compacta, e, com certeza, pelos labirínticos caminhos, você vai conhecer obras inesquecíveis que não figuram nesta pequena seleção. Mesmo porque o museu continua crescendo com a política de aquisição de novas obras.

Onde: Ala Denon, primeiro andar, sala 6

Obra de Leonardo da Vinci (1452 - 1519), pintada em Florença, Itália, entre 1503 e 1506.

Mona Lisa (la Gioconda)

O sorriso enigmático e sereno, o olhar que nos acompanha em qualquer posição que estivermos são apenas alguns dos traços que fazem desse quadro de Leonardo da Vinci uma das mais emblemáticas obras do museu e uma das pinturas mais famosas do mundo.

São vários os mistérios que rondam essa famosa criação artística. Historiadores, cientistas e amantes das artes estudaram (e ainda o fazem) por séculos, vários aspectos dessa enigmática imagem.

Napoleão Bonaparte apaixonou-se pela figura desde a primeira vez que a viu, tanto que mandou que a colocasse em seus aposentos...

Muitos historiadores acreditam que o modelo usado para a pintura pode ter sido a esposa (Lisa del Giocondo) de Francesco del Giocondo, um rico comerciante italiano, daí o nome “Gioconda” ou “Mona Lisa”.  Alguns sugerem, entretanto, que a Mona Lisa seria na verdade um autorretrato de Leonardo, vestido de mulher.

Em agosto de 1911, o quadro foi roubado por um antigo funcionário do museu. Foi encontrada dois anos mais tarde, na Itália.

Na verdade, diante do tamanho da sala e de outras obras ali expostas, ele parece bem pequeno com seus 77x53cm...

Considere visitar o Louvre, no início da manhã, logo nas primeiras horas da abertura. Tente planejar sua visita, iniciando seu percurso pelas obras mais famosas, como a Monalisa.  A visita será muito mais agradável. Já testei esta opção com ótimo resultado. Segunda-feira, é também boa escolha, já que muitos turistas que não puderam obter informações antecipadas, consideram que o museu possa estar fechado. Terça-feira é o dia que o Louvre permanece fechado para visitação.

Sala onde  a Monalisa está exposta, num dia de grande público para visitação

Vênus de Milo

Descrita como uma representação de Vênus (ou Afrodite), deusa da beleza e do amor,foi encontrada perto da cidade antiga da ilha de Milo (também conhecida como Milos ou Melos), no mar Egeu, em 1820, e adquirida em 1821, presente do Rei Luís XVIII.

Onde: ala Sully, térreo

Escultura grega trabalhada em mármore medindo 204 cm, datada de aproximadamente 130 AC.

Vitória de Samotrácia

A figura em mármore da deusa grega alada Nike, a deusa mensageira da Vitória, descoberta em 1863 nas ruínas do Santuário dos Grandes Deuses na ilha grega de Samotrácia, ao norte do mar Egeu, na Grécia, data do Início do séc II AC. É considerada um dos grandes tesouros do período helenístico.

A escultura grega, ainda que tenha uma pesada estrutura de mármore, encanta pela forma suave, porém enérgica de seus movimentos e pelo naturalismo das linhas fluidas de seus drapeados.

A base da Vitória de Samotrácia retrata a proa de um navio de guerra, o que leva a crer que foi consagrada em agradecimento aos deuses depois de uma batalha naval vitoriosa.

Altura:

Escultura com asas: 328cm

Barco: 200cm

Base: 36cm

Onde: Ala Denon, no departamento Escultura Grega, primeiro andar, reinando abbsoluta no alto da escada Daru.

Algumas obras do Departamento de Esculturas Gregas

As Bodas de Canaã

Este óleo sobre tela, pintado entre 1562 e 1563 por Paolo Véronèse (1528 - 1588), é o maior quadro exposto no Louvre. Representa o episódio do Novo Testamento onde Jesus Cristo transforma a água em vinho em um casamento.

Detalhe do maior óleo sobre tela exposto no Loure, que representa o que seria o primeiro milagre atribuído a Jesus Cristo

Onde: Ala Denon, primeiro andar, sala 6

Medidas: 666x990cm

A Coroação de Napoleão

Detalhe do óleo sobre tela  que representa a Consagração de Napoleão, na Catedral de Notre-Dame

Onde: Ala Denon, primeiro andar, sala 75.

Obra de Jacques-Louis David (1748 - 1825); o quadro foi pintado entre os anos de 1805 e 1807.

Medidas: 621x979cm

Algumas curiosidades:

✔ Napoleão, que seria coroado pelo Papa (cerimônia realizada na Catedral de Notre-Dame, em 1804), retirou a coroa de suas mãos e se autocoroou Imperador, como mostrado no quadro, em seguida coroando Josefina, sua esposa.

✔ A mãe de Napoleão, que não estava presente à cerimônia, ocupa lugar de destaque na pintura.

Detalhe do óleo sobre tela - A Coroação de Napoleão

A Liberdade Guiando o Povo

Onde: Ala Denon, primeiro andar, sala 77

Medidas: 260x325cm

Obra de Eugène Delacroix (1798 – 1863), óleo sobre tela de 1830, que simboliza o espírito da Revolução Francesa.

 

O artista retratou a Liberdade como uma mulher do povo, segurando a bandeira tricolor de um lado e uma baioneta do outro, liderando os revolucionários, que passam por cima dos derrotados.

 

Ao longe, veem-se as torres de Notre-Dame. Especula-se que o menino ao lado da mulher tenha sido a inspiração para o personagem Gavroche, de “Os Miseráveis”, de Victor Hugo.

A Virgem e o Menino com Santa Anna

O quadro representa a Virgem Maria abraçando o menino Jesus (que brinca com um cordeiro), sentada aos pés de sua mãe, Sant'Anna. O cordeiro, perto de um precipício, é um símbolo do sacrifício de Jesus, lembrado na menção de João Batista a Jesus como o "Cordeiro de Deus".

Onde: Ala Denon, sala 5

Medidas: 168x130 cm

Outra explêndida obra de Leonardo da Vinci (1452 - 1519), óleo sobre madeira, pintado no período  de 1508 a 1510

Algumas obras no Louvre que retratam Maria e o menino Jesus

A Rendeira

O óleo sobre tela de Johannes Vermeer, provavelmente terminado em 1670, é um pequeno, mas notável, quadro que nos mostra os detalhes de uma costureira completamente concentrada em seu ofício. A parede clara provavelmente faz parte da técnica do pintor holandês para chamar atenção exclusivamente para o trabalho da moça, minimizando a distração dos observadores.

Detalhe do folder disponível no museu

Onde: Ala Richelieu, segundo andar, sala 38

Medidas: 24x21 cm

Gabrielle d’Estrées e Uma de Suas Irmãs

Onde: Ala Richelieu, segundo andar, sala 10

Medidas 96x125 cm

Obra anônima, de 1594, que expressa a influência da Escola de Fontainebleau, arte renascentista italiana. O gesto pode ser uma menção à gravidez de Gabrielle d'Estrées (que segura um anel) e o nascimento, em 1594, de César de Vendôme, filho ilegítimo de Henrique IV, do qual era ela amante.  A cena de uma mulher costurando, ao fundo, parece corroborar essa ideia, talvez tentando retratar a confecção do enxoval do bebê.

A Balsa da Medusa

Importante composição francesa do século XIX, considerada como um ícone do Romantismo. Descreve o naufrágio de uma fragata da Marinha Real Francesa ao largo da costa do Senegal em 1816. Os corpos traduzem o desespero de alguns marinheiros e a esperança de resgate de outros, em uma balsa construída precariamente com tábuas e partes do mastro do navio.

Onde: Ala Denon, primeiro andar, sala 77.

Obra de Théodore Géricault (1791 – 1824), de 1819.

Os Escravos de Michelangelo

Os dois escravos expressam emoções completamente diferentes. O conhecido como “Escravo Morrendo” (229 cm) é jovem e bonito, e aparentemente está em um sono profundo, resignado. O outro, chamado de “Escravo Rebelde” (215 cm), parece contorcer seu torso e mover-se de uma maneira dolorosa a fim de libertar-se.

Provavelmente datadas de 1515, essas duas obras fazem parte de um conjunto feito para adornar o túmulo do Papa Júlio II (1505) e Michelangelo começou a esculpi-las em 1513. Quatro outros escravos encontram-se em Florença, na Itália.

Várias marcas de ferramentas deixadas nas esculturas, provam que o trabalho está inacabado.

Onde: Ala Denon, térreo, sala 4

Michelangelo Buonarroti (1475 – 1564)

O Código de Hamurabi

Conjunto de Leis babilônicas, desenvolvido durante o reinado de Hamurabi (1792-1750 aC) da 1ª dinastia da Babilônia. É o emblema da civilização mesopotâmica e uma extraordinária fonte de informações sobre a sociedade, a religião, economia e história daquele período.

A cena representa um encontro entre o Rei Hamurabi e o Deus Sol, Shamash, o que, em tese, legitimava sua soberania e conferia status de poder ao código.

Onde: Ala Richelieu, térreo, sala 3

Os Touros Alados de Cabeça Humana

Eram protetores – esculturas monumentais combinando homem, touro e pássaro – colocados como guardiões em determinados portões ou entradas da cidade e do palácio, construídos para a glória do rei assírio Sargão II (721 – 705 AC).

O rosto é o de um homem barbudo com nariz proeminente e é particularmente interessante notar que a anatomia do corpo é a de um touro que não tem quatro, mas cinco pernas, de modo que parece estar parada quando vista da frente e andando quando vista de lado. Dos ombros brotam as asas de uma ave de rapina.

Onde: Ala Richelieu, térreo

Medidas: 420x436 cm

Estátua de Ramsés II

A escultura representando o Faraó Ramsés II sentado em um trono com inscrições hieroglíficas na base e na fivela do cinto é uma das obras mais importantes expostas no setor do Antigo Egito.

Ramsés II, conhecido como Ramsés, o Grande, foi o terceiro faraó da XIX dinastia egípcia. Reinou entre aproximadamente 1279 a.C. e 1213 a.C. Foi talvez o mais longo reinado da história egípcia.

Onde: Ala Sully, térreo

Medidas: 259x80x120 cm

Psiquê Reanimada pelo Beijo de Eros

Obra esculpida em 1793 por Antonio Casanova

(1757 - 1822)

Onde: Ala Denon, térreo.

Medidas: 155x168 cm.

Tendo sido mergulhada num sono profundo por Afrodite, ciumenta de sua beleza, a mortal Psiquê é trazida de volta à vida pelo beijo de Eros, deus do Amor, também conhecido como Cupido.

 

O momento em que Cupido acaba de chegar - tanto que suas asas ainda estão levantadas e formam um X com o corpo de sua amada - torna-se mágico pelas mãos do mestre neoclássico Antonio Casanova.  A pureza das linhas e graciosas formas entrelaçadas dão à obra de mármore uma notável leveza.

As Três Graças 

As Três Graças são uma das mais famosas composições da Grécia antiga, tendo sido reproduzidas e recriadas por vários artistas ao longo dos séculos.

Graças, nome latino das Cárites (vem de Charis, palavra grega que significa carisma) gregas, eram as deusas que personificavam fertilidade, encantamento, beleza, doçura, juventude, amizade e alegria.

Seus nomes eram Euphrosyne, Thalia e Aglaia. Três jovens musas que geralmente são representadas juntas, segurando o ombro umas das outras.

Escultura deJean-Jacques Pradier (1790-1852)

Onde: Ala Denon, primeiro andar

Medida: 172 cm

Vênus e as Três Graças Oferecendo Presentes

a uma Jovem Mulher

Vênus, a deusa do amor, acompanhada das delicadas “Três Graças”, oferece um presente à jovem mulher vestida de vermelho.

Obra de Sandro Botticelli , datada de 1485.

Onde: Ala Denon, primeiro andar, sala 1.

​Medidas: 211 x 283 cm

Um Jovem Sendo Apresentado às Sete Artes Liberais

Vênus, além da beleza, também representava o conhecimento, um tema muito retratado em vários períodos da História da Arte. As disciplinas que faziam parte das sete artes liberais e resumiam a sabedoria da época eram: retórica, dialética, aritmética, gramática, geometria, astronomia e musica.

Obra de Sandro Botticelli, datada de 1485.

Onde: Ala Denon, primeiro andar, sala 1.

Medidas: 237 x 269 cm

Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi (1445 - 1510), mais conhecido como Sandro Botticcelli, pintor e desenhista da escola Renascentista, tinha o dom de retratar a leveza de traços e a concepção do ideal de beleza feminina. Em seus trabalhos podemos perceber o contraste entre as mulheres da vida real e as deusas da mitologia. Estas têm a liberdade... são fluidas nos gestos, nos penteados e nas vestimentas. Aquelas são recatadas no vestir e pudicas até mesmo em seus movimentos.

No Louvre encontram-se, na Ala Denon, dois afrescos de Botticelli transferidos para tela. São raros os quadros do autor que não retratam temas religiosos e que tenham subsistido, apesar dos danos sofridos com o tempo.

A Virgem e o menino de Jeanne d'Evreux

Onde: Ala Richelieu, primeiro andar, no Departamento de Artes decorativas.

Altura: 68 cm

A escultura em estio gótico, de prata dourada, pérolas, pedras preciosas e esmaltes, típica da primeira metade do séc. XIV, retrata a Virgem Maria segurando seu filho, Jesus, no colo. O menino acaricia o rosto da mãe que o contempla com olhar amoroso.

Nessa época, era comum representar a Virgem com um bebê, simbolizando amorosidade, proteção, afeto e ternura.

Quatro leões em miniatura suportam o peso da base. e  estatuetas de profetas dividem os pequenos nichos onde são retratadas algumas cenas da infância e da Paixão de Cristo.

A delicada obra, que pertencia a Jeanne d'Evreux, foi criada entre 1324 e 1339 e doada à Basílica de Saint-Denis em 1339.

Os Cavalos de Marly

Onde: Ala Richelieu, térreo

Considerados como obra-prima da escultura francesa, os “Cavalos de Marly” foram encomendados por Luίs XIV a Guillaume Coustou para decoração de sua antiga residência real de Marly, perto de Versalhes. Em 1794, foram transferidos para Paris e instalados na Praça da Concόrdia, na entrada da Av. des Champs Élysées. Mais tarde, em 1984, foram substituίdos por cόpias e os originais, em mármore de Carrara, transferidos para o Louvre.

O Apartamento de Napoleão

O apartamento de Napoleão III é um registro extraordinário de artes decorativas do Segundo Império.

 

Suntuosidade, luxo e ostentação são particularidades do projeto.

 

A riqueza de detalhes fascina os visitantes.

 

O teto apresenta a pintura de Charles-Raphaël Maréchal de “A Reunificação do Louvre e das Tuileries” por Napoleão III.

Onde: Ala Richelieu, primeiro andar

Escolhendo uma visita especial - cheque as opções!

As visitas guiadas oferecem oportunidades para descobrir e discutir as obras de arte do museu.

A turnê das "Obras-primas", por exemplo, intitulado “Bem vindo ao Louvre” leva você às principais obras e locais do Louvre, como o fosso medieval, além de contar a história do Palácio.

- outros passeios (disponíveis em francês) baseiam-se em temas singulares referentes à história da arte, um gênero artístico, um artista, uma coleção ou às exposições temporárias.

 

Você pode encontrar uma lista detalhada de passeios aqui:  www.louvre.fr/en/visites-guidees

Os passeios do museu são conduzidos por guias da rede de museus nacionais (Reunion des Musées Nationaux). Ainda que você seja um visitante experiente, vale a pena conferir os temas oferecidos (alguns apenas em francês).

 

Atividades específicas também estão disponíveis para visitantes com deficiência, vinculados aos eventos no museu ou exposições temporárias: passeios descritivos e “touch”, passeios em Linguagem de Sinais Franceses (LSF) ou passeios franceses de leitura labial (LL).

A Galeria Tactile é um lugar no museu onde os visitantes são encorajados a tocar as obras. A galeria possui moldes de gesso ou resina das esculturas originais exibidas no Louvre, de vários tamanhos e materiais.  As exibições oportunizam deficientes visuais, bem como crianças e visitantes que queiram experimentar a sensação tátil das obras de arte do museu.

Para mais informações sobre visitas e workshops especiais: www.louvre.fr/en/accessibility

Além das Obras...

RESTAURANTES E CAFETERIAS

Alguns restaurantes e cafés dentro do Louvre nos proporcionam um “saboroso” momento, além de um merecido descanso.

Você encontra opções para a pausa do café, lanche, ou almoço. Entre a várias opções: Angelina (Louvre) e Paul

CARROUSEL DU LOUVRE

Boutiques oferecem livros, produtos baseados nas exposições e várias outras lembranças e objetos de arte que vão fazer sua visita ainda mais interessante.

Clique sobre a palavra Google no mapa para visualizar a área e traçar sua rota
Arraste o bonequinho no mapa até o balão vermelho para visitar o local

Anote !

www.louvre.fr

 

Musée du Louvre - 75058 Paris

 

Metrô: linha 1 (Palais-Royal–Musée du Louvre)

 

Horário:

Quarta a segunda, de 9h a 18h. Horários noturnos as quartas e sextas até 21h45min. Não há horário noturno nos feriados.

Entrada gratuita no primeiro domingo do mês apenas de outubro a março.

Fechado

Janeiro 1

Maio 1

Dezembro 25

Conferir os demais dias de fechamento durante o ano em www.louvre.fr/horaires-et-tarifs

bottom of page